quarta-feira, 19 de novembro de 2008

WiP





























Nova colecção Maria-Café

O meu mais novo tá melhor, ontem já dormiu bem e na caminha dele. Deu-me tempo para finalmente terminar os projectos em curso. Ora vejam:

A colecção completa (até agora)


O sling, com argola para pendurar alguma coisa (a chave, a chucha, um brinquedo...)


Capa para boletim de saúde, com bolso para o cartão do seguro


Trocador "essencial", com porta-toalhitas e bolso para fraldas.

Este último, quando fechado faz uma malinha pequenina com o indispensável para a muda da fralda. Ideal para andar sempre no carro, para estar no saco do bebé ou para levar numa saída rápida. Pode prender-se na argola do sling, para uma utilização verdadeiramente mãos livres. Interior em tecido PVC (mais uma cortina do Ikea).

E pronto! Deitei-me à 1h30 da manhã, estou aqui com um palito em cada olho para me manter acordada mas estou feliz com o resultado. Ainda tenho algumas arestas para limar, algumas costuras para endireitar, mas isso vai com o tempo e com o treino.

Beijos,

ID

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Olhem só o que chegou...

Na semana passada resolvi que queria experimentar fazer uma mala através de molde e mandei vir um molde da Weekender Bag da Amy Butler. É parecida com a Sophia Carry-all mas bem maior e mais complexa por dentro. Mandei vir da loja U-handbag, que é de uma inglesa doida por malas, juntamente com mais umas coisitas.

Então, quando arranjar coragem vou fazer a seguinte mala:


Recomendo vivamente esta loja. Além de ser no UK (não há taxas-surpresa), foi extremamente rápido (encomendei sexta feira, chegou segunda feira) e foram muito queridos porque mandaram-me o seguinte:



Não gosto especialmente destas gomas, mas foi muito simpático... acho mesmo giro este hábito de mandarem uma atenção ao comprador.

Neste momento tenho dois projectos em curso para a minha colecção Maria Café. Um porta-documentos e um trocador especial para complementar os slings. Quando estiverem prontos venho cá mostrar, mas nesta fase, com os dois meio doentes, não consigo adiantar grande coisa...

Ah, é verdade... os tecidos que mandei vir de uma loja da Etsy (myheartandsew) estão presos na alfandega... grrrrrrrrr! Toca a pagar mais 20%, chuif, chuif... meninas, temos de escolher as peças de tecido para encomendar ao Sr. Manel.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

As forras e as desforras

Aqui há tempos deram-me uma cadeira de comer de bebé usada (bastante usada) daquelas que reclinam, sobem, descem, têm rodas e o tabuleiro entra e sai com facilidade. Quando "o meu mais velho" era bebé eu queria uma cadeira dessas, mas como a casa da altura era piquena não havia espaço. Quando mudámos de casa ele já tinha quase um ano e herdámos uma cadeira básica do Ikea que tem servido. Agora com o "meu mais novo" já temos espaço e eis que me oferecem a cadeira.

Mas a forra da cadeira estava uma lástima, gasta, rota, suja... o marido, que é esquisito, disse logo que ou eu arranjava outra forra ou nem pensar em sentar ali o Benjamim. Pois bem, lá vou eu à BebéConfort para saber que uma forra nova custa uns módicos 70 euros. Desisti da compra (uma cadeira semelhante nova custa isso no Continente) e resolvi que ia fazer a minha forra. Pensei, repensei, procurei tecidos impermeáveis que não me dessem cabo da máquina de costura e da cabeça e acabei por comprar uma cortina de WC do Ikea às bolinhas, em tecido plástico, fininha e impermeável. Sim, eu sou um bocadinho Ikeo-dependente, mas a verdade é que normalmente encontro lá soluções muito boas para o que preciso.

Quando ganhei coragem pus mãos à obra. Comecei por cortar a cortina com base na forra velha. Passados muitos dias continuei o processo e comecei a coser. Muito tempo depois cortei o Drakalon, pu-lo dentro da forra, fiz as casas de botão para passar os cintos, tirei da forra velha as molas para prender a nova forra à cadeira, rematei tudo e pus a forra a uso. O "meu mai novo" adora a cadeira, já lá dormiu umas boas sestas enquanto eu arrumo a cozinha ou faço o jantar e eu poupei uns euros!

E a obra-prima:


Ficou gira, não ficou? E faz um vistaço, é peça única (não olhem muito perto)! Ainda vou prá porta da BebéConfort "vender" forras personalizadas por metade do preço, hehehe...

terça-feira, 11 de novembro de 2008

A minha Sophia

Para começar, vou deixar aqui a minha primeira mala. Olhei para a Sophia Carry-all da Amy Butler e achei que conseguia fazer uma igual sem comprar o molde. Igual, igual não ficou certamente, ficou bem mais torta... enfim, consegui dar-lhe um toque pessoal, digamos assim.

Pode dizer-se que resolvi começar a minha saga das malas por um modelo pró complicado, com milhares de camadas de tecido, entretela, drakalon e forro, com o cordão forrado que me deu água pela barba, mas enfim, o resultado final não desaponta. O marido quando viu disse: "foste tu que fizeste?". Curiosamente disse-o com ar de espanto e admiração e não foi como quem diz "que horror, como é que isso saiu das tuas mãos?". Resta coragem para sair à rua com a minha Sophia, hehehe... Então cá vai a minha criação:





Lições aprendidas:
1. Vale a pena tentar;
2. Para a próxima, vou ter mais atenção ao corte das peças e à marcação das costuras;
3. Há atalhos que vale a pena apanhar, mas há passos obrigatórios (alguns deles eu saltei);

Demorei uma semana a fazer a mala. Aos bochechos, enquanto eles dormiam.

Enquanto dormem...

... nós vamos fazendo coisas. Quilts, roupinhas, slings, bonecos, malas, scrapbooks... e vamos partilhando umas com as outras as nossas últimas criações. Inspiradas neles e nelas, por eles e por elas, para eles e para elas. Meninas, toca a criar e partilhar!